Blog

10 ideias para organizar o fim do ano

07 de setembro de 2016

Começou a contagem regressiva para férias, confraternizações, compra dos presentes de Natal, viagem com a família… Para tudo isso não acabar deixando você maluca neste restinho de 2015, aprenda a organizar a agenda de fim de ano e prepare-se para curtir o descanso merecido e recarregar as baterias para o (feliz!) ano novo.

Para a maioria das pessoas, a época é de festa – com a família, os amigos, a turma do trabalho -, mas também pode ser um verdadeiro tormento. Isso porque, às vésperas do Natal e das férias, parece que falta tempo e sobram tarefas. Mas, não, o relógio não anda mais rápido em dezembro. O que falta é planejamento para dar conta das pendências acumuladas no escritório e ainda organizar a confraternização com a família, providenciar os presentes de Natal, preparar a viagem de Réveillon… É só seguir as nossas dicas e aproveitar a temporada mais festiva do ano sem stress:

1. Antecipe a compra dos presentes. Se deixar para a última hora, é bem provável que acabe gastando mais do que pretendia e levando coisas nem tão legais assim, só para não chegar à festa de mãos abanando.


2. Antes de sair às compras, faça uma lista com as pessoas que quer presentear e defina o que dar e quanto gastar com cada uma. Organize também as lembranças que podem ser resolvidas na mesma loja, assim você poupa tempo, dinheiro e energia.


3. Não queira bancar o Papai Noel em pessoa, afinal o excesso de despesas nesse período é um dos principais motivos de stress. Para as pessoas que não são íntimas, como a professora do filho e a diarista, por exemplo, pense em algo bacana e baratinho – para isso existem os panetones.


4. Compre pela internet. Muitas vezes sai mais barato do que na loja, você não perde tempo no trânsito nem caçando vaga no estacionamento do shopping e pode optar pela entrega na casa do presenteado, com cartão e tudo.


5. “Não sacrifique a alimentação e a ginástica por causa da correria, afinal, é dali que você vai tirar pique para aguentar o ritmo intenso”, avisa Ana Maria Rossi. Você pode até diminuir a frequência na academia, mas parar não.


6. O sono também é fundamental. “Além de descansar o corpo e a cabeça, ajuda a regular os níveis do hormônio cortisol, liberado em momentos de stress”, fala Angelita Scardua. Em excesso, ele pode desencadear enxaqueca, gastrite, alergias e fazer você engordar.


7. Não se obrigue a estar feliz apenas porque é Natal. Se prefere ficar sozinha, permita-se isso. Se não, ao menos procure um aspecto positivo da ocasião, que aproxima as pessoas. Você vai ver como tudo fica mais leve.


8. Pergunte-se como seriam as festas perfeitas este ano. Então respeite sua vontade e faça só aquilo que quer. Não se force a passar com a família ou ver os fogos na praia apenas porque todo mundo diz que é o mais legal.


9. Não desconte as emoções na comida, que já é uma ameaça à boa forma nessa época. “Você pode até ficar aliviada na hora, mas corre o risco de acrescentar sentimento de culpa (e peso a mais) ao stress que a fez comer”, fala Angelita.


10. “Na hora de fazer promessas para 2016, seja realista e mire naquilo que pode alcançar em um prazo viável. Assim, não começa o ano com cobranças nem se frustra mais tarde caso não consiga concretizá-las”, diz Maura de Albanesi.

Fonte: M de Mulher